segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pesos



                Eu sempre quis ser forte. Admirava aquelas mulheres capazes de tudo, que pareciam não sofrer e de forma alguma se entregavam as suas fraquezas na hora de ir à luta. Sempre quis ter a força de vontade de me erguer diante de qualquer situação, e superar qualquer coisa, como minha mãe, que não pára enquanto as coisas não dão certo e não cansa de trabalhar nunca, nem refuga um serviço extra. Invejo as pessoas que não choram, mas caminham e continuam apesar de qualquer coisa.
                Dito isto, digo também que, por não ser assim forte, sinto-me um peso morto nos momentos em que mais precisam de mim. Vejo tantos amigos perderem pessoas próximas e importantes e continuarem a sorrir e a usar o humor que têm e o trabalho que aparecer para amenizar a dor que sentem, e eu, quando na mesma situação, só consigo abraçar os próprios joelhos e chorar desesperadamente por horas, achar que o mundo não tem mais sentido e que nunca mais vai haver quem me compreenda. Quando minha família precisa de consolo e esperança, precisam buscar em outros, pois se preciso amenizar o desespero de alguém, acabo tomando para mim esse sentimento e piorando as coisas. De nada adianta ser fraca e frágil, e nem delicada, a não ser que você esteja querendo ser uma bailarina. Se bem que ouvi dizer que essas precisam de muita força para dançar bem de verdade.
                Agora, vem se aproximando a cirurgia da minha avó (vulgo Nona) e o peso morto volta a ser evidenciado, quando todo mundo já sabe tanto disso que dispensa minha ajuda para qualquer coisa. É uma intervenção perigosa, essa que a Nona vai sofrer, e ela precisará de todo apoio e dedicação dos familiares na recuperação pós-cirurgica, que provavelmente se dará na minha própria casa. Não poderão contar comigo para enfermeira. Não que eu não queira (e quero muito, o máximo possível, ajudar nisso) mas é que eu não sou muito boa em manter a calma diante do sofrimento alheio - nem do meu próprio - e em pensar com clareza quando a situação me exige uma ação rápida (além de sofrer repentinas quedas de pressão quando vejo sangue).
                E essa é uma das razões pelas quais eu gostaria de ser forte e enérgica, calma e imperturbável: para deixar de ser um peso morto e frágil, e poder carregar um pouco mais nas próprias costas. Quem sabe assim não livraria um pouco os outros de pesos como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário