terça-feira, 30 de outubro de 2012

Caro jovem




   Levante desse sofá. Desliga esse computador (mas só depois que terminar de ler). Fecha o e-mail e o Facebook,  ninguém vai te solicitar hoje, por esse segundo.
Se tens saúde e vitalidade agora, você sabe que não terá para sempre. Saia da frente do computador, e vá correr. Se estiver chovendo, dance e sinta a água te molhar por inteiro. Se estiver frio, abrace e sinta o amor quente dos outros. Sinta. Porque sua vida não se estenderá por todos os anos da humanidade. Você precisa correr. Faça seu coração acelerar e pare para ouvir o ritmo que bombeia vida através das suas veias. Agradeça por ter tudo isso, e por sempre ter tido a sorte de continuar com a cabeça erguida.
   Se desmoronou, lembre-se que nós caímos mil vezes durante nossa construção. Dê valor ao seu caráter e a todos e tudo que o formaram.
   E comece a pensar em sua vida. O que você quer fazer com ela?
   Daqui a dez anos, você pode estar passeando de bicicleta pela orla de uma lagoa. A vida passou e você já percebeu que nem tudo que vale a pena pode ser feito através de uma tela high-tec . Suas vitórias estão listadas em uma folha de papel. Nenhuma delas é uma pessoa, ainda. Mas vives tranquilo (a) e feliz, do jeito que sempre planejou e continua construindo sua vida.
   Ou você pode estar na cabeceira de uma mesa, olhando sua família reunida em torno dela e dando graças a Deus por ter achado as pessoas que perpetuariam sua vida e que a tornariam prazerosa a cada passo dado. Suas conquistas podem se resumir em pessoas, ninguém liga. Pode também se resumir em alcances, em empregos. O importante é que você tenha a vida que sempre quis, ou que descobriu tarde demais que queria.
   Também pode ser que você já tenha viajado o mundo, falado várias línguas e lido muitos livros. Pode ser que sua vida se passe dentro de um escritório e tenha sucesso no que faz. Ou você pode passar os fins de semana na praia e se divertindo do jeito que você quiser.
   Mas não perca tempo com aquilo que não te faz feliz, e com aquilo que não te faz crescer. Trabalhe para você e para mais ninguém. Mas comece a trabalhar. 
   Comece a trabalhar para aquilo que quer! Use suas ferramentas da melhor forma. Se você tem acesso à rede mundial de computadores, então use sua voz para dizer aquilo que está errado e aquilo que está certo. Aprenda...
   Mude o mundo. Mas, primeiro, mude você.
   Vamos nos humanizar antes de melhorar as máquinas que temos.

2 comentários: